Biodanza

Biodanza é uma actividade semanal, que favorece o desenvolvimento humano através de vivencias integradoras e movimentos plenos de sentido, induzidas pela música e pela dança, com o objectivo de elevar o nível de saúde e bem-estar.

A proposta não consiste em apenas dançar, mas também em ativar mediante certas danças potenciais vitais, afetivos e de comunicação, que nos conectem connosco, com o semelhante e com o todo.

Biodanza utiliza procedimentos científicos baseados nas ciências humanas tradicionais.

 

Potencialidades

  • Aumentar os níveis de bem-estar, vitalidade e alegria de viver; 

  • Equilibrar o sistema neurovegetativo e orgânico;

  • Reduzir os níveis de stress e dissolver tensões físicas;

  • Orientar a vida para o desejo e prazer de viver;

  • Criar e reinventar a vida, expressando a potencialidade humana;

  • Desenvolver a auto-estima e capacidade de comunicação;

  • Melhorar os níveis de conexão afectiva, possibilitando vínculos nutritivos e relações saudáveis;

  • Desenvolvimento de uma ecologia humana positiva;

  • Recuperar harmonia orgânica e emocional;

  • Capacidade de conexão com a natureza e sentimento de pertencer ao todo.

Definição de Biodanza

 

Biodanza é um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizado das funções originárias da  vida. Sua metodologia consiste em induzir vivências integradoras por meio da musica, do canto , do movimento e de situações de encontro em grupo.

O significado dos termos utilizados para esta definição está escrito aqui em forma mais explícita para sua melhor compreensão.

 

INTEGRAÇÃO HUMANA

Em Biodanza o processo de integração atua mediante estimulação das funções primordiais da conexão com a vida, que permite cada indivíduo integrar-se a si mesmo, a espécie e ao universo.

RENOVAÇÃO ORGÁNICA

É a ação sobre a auto regulação orgânica, induzida principalmente mediante a estados especiais de transe, que ativam processos de renovação celular e regulação global das funções biológicas, diminuindo os fatores de desorganização e estresse.

REEDUCAÇÃO AFETIVA 
É a capacidade de estabelecer vínculos com outras pessoas.

REAPRENDIZAGEM DAS FUNÇÕES ORIGINÁRIAS DE VIDA

É aprender a viver a partir dos instintos. O instinto é uma conduta inata , hereditária, que não requer aprendizado e se manifesta mediante estímulos específicos, tendo como objetivo conservar a vida e permitir sua evolução.

Os instintos representam a natureza em nós, e sensibilizar-se a eles significa restabelecer a ligação entre natureza e cultura

VIVÊNCIAS INTEGRADORAS

É uma experiência vivida com grande intensidade no aqui agora com qualidade ontológica (se projeta sobre toda a existência), na Biodanza as vivências são integradoras por que possuem um efeito harmonizador em si mesmas. 

As vivencias na Biodanza estão orientadas para estimular os potenciais de vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência, denominados Linhas de Vivencia.

Fonte do texto https://www.biodanza.org/pt/biodanza/definicion-de-biodanza

Princípio Biocêntrico

 

O princípio Biocêntrico inspira-se na intuição do universo organizado em função da vida e consiste numa proposta de reformulação de nossos valores culturais que tomam como referencial o respeito a vida.

O princípio Biocêntrico, propõe potencializar a vida e a expressão dos seus poderes evolutivos. Biodanza é, deste ponto de vista, uma poesia do vivente, fundada nas leis universais que conservam e permitem a evolução da vida. Todas as ações da Biodanza se orientam em ressonância com o fenômeno profundo e comovedor da vida.

Biodanza emprega uma metodologia vivencial, dando mais ênfase as experiências vividas do que a informações verbais, permite começar a transformação interna sem a intervenção dos processos mentais de repressão. 

Participando do pensamento visionário de Alberto Schweitzer: “meditando sobre a vida, sinto a obrigação de respeitar qualquer vontade da vida ao meu redor, por ser igual a minha”.

A idéia fundamental do bem consiste em preservar a vida, em favorece-la, em conduzi-la a seu valor mais alto; já o mal consiste em aniquilar a vida, machucá-la, atrapalhar seu florescimento.  

O princípio Biocêntrico põem seus interesses num universo compreendido como um sistema vivo. O reino da vida envolve muito mais que os vegetais, animais e o homem. Tudo que existe, da pedra até o pensamento mais subtil, faz parte do sistema vivo prodigioso.  

Segundo o princípio Biocêntrico, o universo existe por que a vida existe, e não o contrário. O modelo teórico de Biodanza foi inspirado em experiências clinicas com pacientes psiquiátricos. 

Em 1965, sendo membro docente do “Centro de Estudios de Antropología Medica de la Escuela de Medicina de la Universidad de Chile” realizei as primeiras investigações com musica e dança no Hospital Psiquiátrico de Santiago.  Os modelos científicos estão em permanente evolução. O confronto permanente do modelo com seu exterior natural, implica modificações parciais e as vezes fundamentais.   

O modelo do universo de Ptolomeo, por exemplo, foi substituídopelo de Kepler e Galileo; que foi aperfeiçoado por Newton e posteriormente por Einstein, Eddington e outros. 

O modelo teórico da Biodanza tem experimentado modificações a traves de 40 anos confrontando a realidade. Temos ajustado seus términos e descobrimos novas relações entre emoção e saúde. No entanto ela preserva sua estrutura original. Através do tempo, pude registrar, com precisão, as respostas neurovegetativas, modificações comportamentais, e mudanças no estilo de vida.Temos realizado medições do rendimento psicomotor, neurovegetativo, endócrino e imunológico.

O estudo sistemático do processo evolutivo dos alunos dentro das cinco linhas do potencial humano, tem cindo nossa permanente preocupação. O modelo teórico de Biodanza é atualmente muito sofisticado e permite sua aplicação não somente a pessoas normais, como também a pessoas enfermas com distintos quadros clínicos.

fonte do texto http://www.biodanza.org/pt/biodanza/principio-biocentrico